Social de Piripiri inicia atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social – SETAS de Piripiri iniciou as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV na sede, localizada no antigo PETI e Cassino, CRAS I  no Bairro Germano e CRAS II no Bairro Recreio. Solenidades foram realizadas em cada local com a presença de pessoas da comunidade, equipe da SETAS e prefeitura. Confira as fotos.

(Clique na foto para ampliar a imagem)

Fotos na sede

CRAS I

CRAS II

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Público Atendido

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Objetivo

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Ações/Atividades

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

Crianças até 6 anos
Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
Adolescentes de 15 a 17 anos
Jovens de 18 a 29 anos
Adultos de 30 a 59 anos
Pessoas Idosas

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Deixe uma resposta