PRF prende dois homens por crime ambiental em Campo Maior – PI

Na noite de ontem (03), por volta das 20h30, no km 269 da BR 343, no município de Campo Maior/PI, uma equipe PRF que realizava fiscalização de rotina abordou um veículo Chevrolet/Montana Sport, de cor branca, conduzido pelo Sr. B. N. A., e como passageiro o Sr. J. A. S.; ato contínuo os policiais rodoviários federais realizaram uma busca no interior do veículo, logo encontrando dois animais do tipo pássaros silvestres, aparentemente das espécies “Trinca Ferro” e “Caboclinho” (nomes populares), e ambos transportados de forma irregular, sem autorização ou licença do órgão ambiental competente, sendo um transportado em uma caixa muito pequena com pequenos furos, com pouca entrada de oxigênio, bem como sem água ou comida, impondo sofrimento evidente ao animal; já o outro pássaro estava sendo transportado em gaiola.

Indagados acerca desse transporte irregular, os envolvidos afirmaram que os animais seriam transportados nestes compartimentos por aproximadamente 1.500 km, uma viagem de duração em torno de 21 horas, pois percorreriam um trajeto que se iniciou em Santa Luzia/MA e terminaria em Tangará, no Estado do Rio Grande do Norte. Diante do flagrante obtido e das informações prestadas foram constatados os crimes de transporte ilegal de animais silvestres e maus-tratos a animais. A equipe PRF lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e comunicou o fato ao IBAMA de Teresina/PI, que fez o acolhimento dos animais, para posterior soltura dos pássaros em seu habitat natural.

A Polícia Rodoviária Federal ressalta que para o manejo/transporte da fauna silvestre é necessária a devida licença expedida pelo órgão ambiental estadual, ou pelo IBAMA.

*PRF forte é Brasil mais Seguro* #PRF

Deixe uma resposta