Quinta, 29 de Fevereiro de 2024
22°

Tempo nublado

Piripiri, PI

Anúncio
Geral Maranhão

Treinamento com pesquisadores de Santa Catarina marca início do programa de controle sanitário de moluscos como ostras e sururus no MA

Nesta quinta-feira (27), no Porto do Braga, município de Raposa, foi realizado o treinamento.

27/04/2023 às 20h25
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Pesquisadores, técnicos, oceanógrafos e estudantes participaram do treinamento sobre como evitar a contaminação microbiológica e por fitotoxinas de moluscos bivalves (Foto: Handson Chagas)
- Pesquisadores, técnicos, oceanógrafos e estudantes participaram do treinamento sobre como evitar a contaminação microbiológica e por fitotoxinas de moluscos bivalves (Foto: Handson Chagas)
27/04/2023

Animais como ostras, sururus, sarnambis e tariobas extraídos e comercializados no Maranhão, passarão a ser alvo de constante controle sanitário por parte da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA). Como parte da implementação do programa de monitoramento dessas espécies no estado, uma embarcação composta por pesquisadores, técnicos, oceanógrafos e estudantes, saiu do Porto do Braga, no município de Raposa, nesta quinta-feira (27), para receber treinamento sobre como evitar a contaminação microbiológica e por fitotoxinas dessas espécies.   

Ostras, sururus e sarnambis são exemplos de iguarias muito apreciadas pela população maranhense. Na biologia, esses animais marinhos foram agrupados na classe dos moluscos Bivalves, do filo Mollusca. Estes organismos caracterizam-se pela presença de uma concha carbonatada formada por duas valvas - partes articuladas da concha de um molusco. 

O treinamento é fruto de parceria firmada entre Aged, a Universidade Estadual do Estado do Maranhão (UEMA) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e representa o marco de ativação do Programa de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves no Maranhão.

“Todas as áreas de extração e de cultivo desses moluscos serão monitoradas no futuro, de acordo com a legislação do Mapa. Viemos trazer esse treinamento e a nossa experiência, em Santa Catarina, de muitos anos, no monitoramento de algas nocivas, toxinas e bactérias nesse tipo de produto”, ressaltou o oceanógrafo Mathias Schramm, professor do IFSC e um dos monitores do treinamento. 

Participaram do treinamento técnicos da Aged e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), além de estudantes universitários, como é o caso da aluna Joyce Campos, acadêmica de Engenharia de Pesca da UEMA. 

“É um momento importante. Consigo associar o conhecimento teórico com a prática, a vivência. Aprendi novas técnicas de coletas, como fazer a coleta para identificação dessas micotoxinas, plânctons ou fitoplânctons, usando materiais que já conhecia da universidade, mas também com tecnologias que trouxeram de Santa Catarina”, contou a universitária. 

Alimentos de qualidade

De acordo com o oceanógrafo da IFSC, Thiago Alves, o objetivo é garantir que o consumidor final receba um produto de qualidade e sanitariamente seguro para alimentação humana. 

“A atividade de aquicultura é uma atividade produtiva de grande relevância econômica e social e que tem um grau de sustentabilidade muito elevado. O objetivo é implementar programas de controle sanitário para que a população possa consumir um produto com a máxima garantia de qualidade”, pontuou o pesquisador. 

Para a Alana Raissa Silva, profissional da Aged/MA responsável pela execução do Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos, a garantia da circulação de alimentos com qualidade sanitária é uma das missões da agência estadual. 

“São produtos consumidos de forma in natura e se estes animais estiverem contaminados, geram riscos ao consumidor. A Aged tem a missão de ofertar produtos com qualidade e com segurança para os consumidores”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri, PI Atualizado às 23h17 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 24°

Sex 30°C 21°C
Sáb 26°C 21°C
Dom 28°C 22°C
Seg 29°C 21°C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias