Terça, 24 de Maio de 2022
27°

Poucas nuvens

Piripiri - PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Deputados defendem prevalência do caráter público da Embrapa

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Sessão solene no Plenário da Câmara, pelos 49 anos da Embrapa Deputados e representantes de entidades ligadas a...

26/04/2022 às 17h40
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Sessão solene no Plenário da Câmara, pelos 49 anos da Embrapa - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Sessão solene no Plenário da Câmara, pelos 49 anos da Embrapa - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Deputados e representantes de entidades ligadas a trabalhadores e agricultores familiares criticaram declarações recentes dos dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de que será feita uma reestruturação na companhia para abrir atividades para a iniciativa privada com redução de pessoal.

As críticas foram feitas em sessão solene no Plenário da Câmara nesta terça-feira (26) em comemoração aos 49 anos da empresa. A homenagem foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF).

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Marcos Vidal, disse que a ideia é fazer parcerias nas quais os resultados das pesquisas não serão mais públicos, mas direcionados aos parceiros privados.

Solano: redução orçamentária inviabiliza a pesquisa na empresa
Solano: redução orçamentária inviabiliza a pesquisa na empresa - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Para o deputado Merlong Solano (PT-PI), a Embrapa também vem passando por um processo de precarização dos serviços por meio da redução orçamentária. Segundo ele, em 2022 o orçamento é de R$ 3,3 bilhões; cerca de R$ 500 milhões a menos do que o de 2019:

“O que temos é uma situação que marcha para a inviabilização desta empresa estratégica. Sofre o pessoal, que há muito tempo não é renovado e que está desanimado. Sofrem as condições de trabalho porque o custeio está comprometido, assim como lá na minha Universidade Federal do Piauí", disse.

E sofre também a pesquisa, disse Solano, que é o motivo pelo qual a empresa foi criada. "E através da pesquisa e do desenvolvimento agropecuário (a Embrapa) se tornou uma referência não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse o deputado.

Alceu Moreira destacou os avanços da Embrapa no controle das pragas
Alceu Moreira destacou os avanços da Embrapa no controle das pragas - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Biotecnologia
O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) fez elogios ao papel da Embrapa na melhoria dos cultivos.

“ Naqueles laboratórios da Embrapa em alguns recipientes pequenos têm valores idênticos aos valores que nós temos de petróleo no mundo. Dá uma olhada agora no que nós estamos fazendo no controle de pragas por biotecnologia. Nós vamos ver a importância que tem agora em diversas propriedades do país de nós termos laboratórios. Não tendo mais que usar defensivos químicos porque a Embrapa pesquisou”, comparou.

O chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião da Silva Neto, representou o presidente da empresa, Celso Moretti, na sessão. Neto não fez comentários sobre a reestruturação da Embrapa. Ele destacou que a empresa está se concentrando em pesquisas que valorizem a agricultura sustentável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 09h56 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

Qua 32°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 32°C 21°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias