Sábado, 25 de Junho de 2022
29°

Poucas nuvens

Piripiri - PI

Meio Ambiente Ceará

Sema realiza lançamento da Lista Vermelha da Fauna do Ceará

Nesta terça-feira (12), às 9h, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), realizará, de forma virtual, por meio d...

11/04/2022 às 15h35
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Nesta terça-feira (12), às 9h, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), realizará, de forma virtual, por meio do YouTube, o lançamento da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Fauna do Ceará, começando com os mamíferos terrestres. “Posteriormente, outras listas, de outras ramificações da nossa fauna – como o dos mamíferos aquáticos, por exemplo, que deverá ser a próxima – também serão divulgadas”, explica o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

O professor Luís Ernesto, coordenador do programa Cientista Chefe Meio Ambiente, da Sema e da Semace, explica que a Lista Vermelha de Fauna Ameaçada do Ceará está sendo construída a muitas mãos. “No corpo diretor, conta com sete coordenadores de táxon – unidade associada a um sistema de classificação científica de seres vivos – e três coordenadores gerais, todos professores e pesquisadores da Uece, UFC e Aquasis. O corpo total de analistas envolve centenas de pessoas das mais variadas instituições no Brasil e no mundo”, ressaltou. Para essa lista de mamíferos, foram 18 instituições e mais de 30 pesquisadoras e pesquisadores envolvidos, que exerceram um complexo trabalho de reunir informações biológicas e ecológicas de mais de 120 espécies, avaliadas em cinco rodadas de audiências.

O projeto, coordenado pelo professor Hugo Fernandes (Uece), teve ampla participação não só da comunidade acadêmica nacional e internacional, como também de órgãos ambientais, ONGs e sociedade civil. As listas de fauna ameaçada de extinção são ferramentas essenciais para avaliar impactos e guiar políticas públicas. Seguindo os mesmos métodos consagrados pelas listas internacionais, o Ceará agora faz parte do seleto grupo de estados que possuem uma lista regional de fauna ameaçada.

“Trata-se de um marco divisor para a Ciência e a Conservação Ambiental do Ceará”, afirma Hugo Fernandes. “Pela primeira vez em sua história, o estado é contemplado com uma lista de animais ameaçados de extinção. Fruto de um trabalho de mais de dois anos, esse é um passo fundamental para indicar quais espécies devem ser priorizadas em termos de ações políticas, manejo e pesquisas científicas que possam diagnosticar e solucionar os impactos ambientais que ameaçam nossa fauna silvestre”, explicou.

Serviço

Lançamento da Lista Vermelha de Mamíferos do Ceará (Programa Cientista Chefe Meio Ambiente)
Dia: 12 de abril de 2022

Horário: 9h

Local: Canal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) no Youtube
Link da transmissão ao vivo:
https://www.youtube.com/c/Sema

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 17h20 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 31°

Dom 32°C 20°C
Seg 33°C 19°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 23°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias