Terça, 24 de Maio de 2022
27°

Poucas nuvens

Piripiri - PI

Saúde Maranhão

Apoio do Governo leva unidade municipal de Santa Inês a zerar óbitos de crianças no último mês

Em dezembro, a SES promoveu um treinamento com as equipes da unidade municipal com técnicas de reanimação neonatal e exercícios que simulam situações reais. 

23/01/2022 às 08h05
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Equipes foram treinadas com técnicas de reanimação neonatal (Reprodução)
Equipes foram treinadas com técnicas de reanimação neonatal (Reprodução)

Na última semana, o Hospital Municipal Tomaz Martins, em Santa Inês, completou um mês sem o registro de neonatal. A boa notícia é resultado de um trabalho realizado na unidade com o apoio do Governo do Estado, através do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em dezembro, a SES promoveu um treinamento com as equipes da unidade municipal com técnicas de reanimação neonatal e exercícios que simulam situações reais. 

“O treinamento das equipes multiprofissionais aconteceu com simulações realísticas no próprio ambiente de trabalho. Dessa forma, o principal objetivo foi estruturar os locais de nascimento, assim como normatizar as condutas dos profissionais de saúde que atuam na assistência ao momento do parto, estabilização pós-reanimação e transporte de alto risco”, detalhou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (DASCA), Nelma Silva. 

Durante o treinamento, estiveram envolvidos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas do hospital. A capacitação incluiu a sensibilização de gestores locais para organização e aquisição de materiais necessários para essa assistência.  

A secretária municipal de saúde de Santa Inês, Maria Rita Bacelar, conta que a meta é completar 90 dias sem mortes de recém-nascidos no município. “O curso foi de grande valia para o município, pois há algum tempo os profissionais não recebiam treinamento para esta área. O hospital de Santa Inês é responsável por atender as demandas neonatais da região, por isso o treinamento mostrou como é importante estarmos sempre preparados”, afirmou. 

Além dos exercícios de simulação realística, também foram abordados com as equipes assuntos relacionados à reanimação neonatal, estabilização e transporte do recém-nascido de risco. Como material de apoio, eles utilizaram um modelo sugerido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).  

Além da capacitação, outras estratégias são executadas pela SES para ampliar a assistência às gestantes na região como: Curso de qualificação de Assistência do Pré-Natal e Implantação da ficha de estratificação de Risco das Gestantes e Crianças para todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF); o treinamento do Programa Cheque Cesta Básica Gestante e Sistema Mãe Maranhense (SMM); e a implantação da Linha de Cuidado às Mulheres vítimas de Violência.  

A proposta da Secretaria de Estado da Saúde é realizar mais treinamentos para ampliar a assistência materno-infantil em outras localidades do Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 09h56 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

Qua 32°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 32°C 21°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias