Domingo, 23 de Janeiro de 2022
28°

Pancada de chuva

Piripiri - PI

Segurança Ceará

Pefoce recebe a visita dos futuros bombeiros militares do Ceará que estão em formação pela Aesp

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita dos futuros bombeiros militares, que estão no curso de for...

13/01/2022 às 17h10
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita dos futuros bombeiros militares, que estão no curso de formação da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce). Os candidatos da turma 3 (T3) do último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) já estão na etapa final do curso de formação e vieram até a Pefoce para conhecer a estrutura da instituição e ver de perto como são realizadas as perícias e como funciona a atuação entre os bombeiros e os peritos em diversas ocorrências que ambos possuem em comum, tais como incêndios, desabamentos, explosões e ocorrências com vítimas de afogamentos.

Com a disciplina na grade curricular, que fala sobre isolamento de local de ocorrência e a importância dos bombeiros atenderem os locais com cuidado para preservar os vestígios que serão analisados pela Pefoce, os alunos tiveram um momento teórico para reforçar e aprender um pouco mais sobre o trabalho pericial. Logo em seguida, os alunos participaram de uma visita guiada em que conheceram os laboratórios e conversaram com os profissionais da Pefoce.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

De acordo com o perito Fernando Viana, responsável pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), é bastante significativo e válido o ato de levar os agentes da segurança em formação para conhecer a estrutura e o trabalho da Pefoce. “Nós da Pefoce buscamos essa integração com os outros órgãos, mostrando a importância desde a origem da investigação de um crime até a determinação de sua autoria. A Pefoce demonstra através dessas palestras, a importância dos laboratórios, dos instrumentos adquiridos, dos profissionais, das técnicas e metodologias aplicadas ao longo de todo trabalho desenvolvido.”

Ainda segundo o coordenador de perícia criminal atuar de forma alinhada e com o conhecimento disseminado só traz benefícios, “mostra o potencial que a Pefoce tem, caracterizando não só a parte de incêndio, que é uma das atuações do Corpo de Bombeiros, mas também as técnicas de isolamento, da preservação, da busca pela autoria de um crime que se manifesta a partir do conhecimento gerado desde a formação dos profissionais de segurança pública”, explica.

Aprendizado e parceria

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Uma das alunas, Iara Noronha, se surpreendeu ao conhecer os laboratórios e núcleos que estão diretamente ligados à atuação dos bombeiros, bem como a estrutura geral da Perícia Forense.
“A gente teve uma pequena noção no curso de formação, na disciplina de isolamento de local de ocorrência, que é um dos setores que está mais relacionado à Pefoce e dentro da grade curricular. E essa visita foi importante, pois a gente faz o nosso trabalho direto com a Pefoce, de uma forma geral, e hoje deu para entender bem essa relação”, conta.

Iara Noronha ainda destacou a evolução e crescimento da instituição nos últimos anos. “O que eu achei mais interessante foi o mundo em que a Pefoce se transformou. Já conhecia quando ainda era ‘IML’ e essa mudança foi importante, pois com na atual estrutura é possível realizar muitas perícias e desvendar vários crimes”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Para o coordenador e perito criminal, Túlio Oliveira, que está à frente da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), a visita dos futuros bombeiros é interessante para ambos os órgãos, uma vez que estes futuros profissionais adquirem um conhecimento mais amplo sobre a Pefoce e que eles podem se deparar com ocorrências de explosões, por exemplo, e saberão como atuar de forma a preservar os vestígios.

“Essa proximidade do Corpo de Bombeiros com a Pefoce é extremamente importante e rica na troca de informações. O Núcleo de Química trabalha com resíduos de pós-incêndio, e o Corpo de Bombeiros trabalha diretamente no atendimento inicial. Através desse processo de capacitação continuada, desse contato com os profissionais, é possível diluir as dúvidas, possibilitando que as amostras e vestígios contribuam para um laudo mais robusto e completo. Dessa forma, a integração é importante principalmente para a elucidação dos crimes por meio da ciência”, ressalta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 20h15 - Fonte: ClimaTempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 31°

Seg 32°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 30°C 24°C
Qui 27°C 23°C
Sex 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias