Quinta, 20 de Janeiro de 2022
31°

Pancada de chuva

Piripiri - PI

Educação Ceará

Urca é anfitriã do 66º Fórum da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, a partir desta quinta-feira (2)

A Universidade Regional do Cariri (Urca) será anfitriã, de 2 a 4 de dezembro, do 66º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Univer...

01/12/2021 às 17h35
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Universidade Regional do Cariri (Urca) será anfitriã, de 2 a 4 de dezembro, do 66º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), reunindo 47 reitores de universidades associadas, atuando diretamente em 22 estados brasileiros.

A abertura, nesta quinta-feira (2), será às 20h, no auditório do Centro de Convenções do Cariri, em Crato, com a presença do governador Camilo Santana, que será o conferencista da noite. Ele abordará o tema “Ciência, Conhecimento e Diversidade: Educação, Desenvolvimento e Transformações recentes no Estado do Ceará”. Na noite de abertura, haverá a entrega da comenda aos reitores que concluíram os seus mandatos em 2020-2021.

Programação do Fórum no Cariri

O Fórum terá continuidade na sexta-feira (3), com as mesas de debates no Iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte. A abertura acontece a partir das 8h30, com a mesa 1, com o conferencista Prof. Dr. Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), abordando o tema: “Ciência, conhecimento e diversidade: o papel das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento do Brasil e o contexto da pandemia”.

A mesa 2 inicia a partir das 9h45, com a temática “A política de combate à pandemia do Estado do Ceará e o Sistema de Universidades”, contando com os conferencistas Marcos Gadelha, secretário da Saúde do Ceará, e Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará. O presidente da Abruem e reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso, professor Rodrigo Zanin, será o moderador.

Na programação da tarde serão apresentados os painéis, com o primeiro sendo aberto sobre “Experiências Inovadoras das Universidades Estaduais Cearenses e o Contexto da Pandemia”, com painelista Prof. Dr. Carlos Kleber do Nascimento Oliveira, vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca; Prof. Me. Hidelbrando Soares, Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Prof. Dr. Fabianno Cavalcanti, Reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA). O moderador será o Prof. Dr. Leonardo Beroltd, reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Como o tema “Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais: Financiamento e Judicialização no Atual Contexto Político”, será aberto o painel 2, com representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); de dois Conselhos de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais; e moderação do Prof. Dr. Francisco do O’ de Lima Júnior, reitor da Urca.

Visita Guiada ao Araripe Geopark

Além da reunião, a programação traz a inovação de uma visita técnica dos participantes ao Araripe Geopark, primeiro geoparque da Unesco das Américas e até hoje o único do Brasil. O Araripe Geopark Mundial da Unesco tem sua gestão conduzida pelo Governo do Ceará, por meio da Universidade Regional do Cariri.

No sábado (4), o roteiro da visita guiada pelo geoparque inclui o Geossítio Colina do Horto (Juazeiro do Norte); sede do Geopark (Campus do Pimenta, Crato); Geossítio Ponte de Pedra (Nova Olinda); Fundação Casa Grande e Epedito Seleiro (Nova Olinda); e Geossítio Pontal da Santa Cruz (Santana do Cariri) e Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens.

Urca na Abruem

O Fórum será realizado por Urca, Abruem e Governo do Ceará. No 65º Fórum, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís, nos dias 23 a 26 de outubro de 2019, a Urca teve sua candidatura aprovada para a realização do 66º Fórum que seria, inicialmente, realizado durante o mês de maio de 2020 e foi adiado em função da pandemia.

A Urca é uma das instituições fundadoras da Abruem, estando presente no antecedente Fórum de Reitores. Atualmente, a Urca participa de modo ativo da Associação, fazendo parte do Conselho Deliberativo e estando na presidência da Câmara de Gestão, Governança e Legislação.

Precedida pelo Fórum de Reitores, que fora constituído em meados dos anos 1980, a ação estratégica da Abruem tem sido proporcionar um espaço de encontro e discussão em que os gestores das filiadas, que alcançam aproximadamente 700 mil alunos regularmente matriculados, troquem informações, discutam e aprofundem temas prioritários da agenda do Ensino Superior e decidam sobre ações de interesse comum. Além disso, compete à Associação dar suporte à implementação dessas decisões, quando necessário, junto às autoridades competentes do governo e do setor privado.

Sobre a Abruem

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre os eixos Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Com assento em diversos conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais, a Associação tem a interiorização do ensino universitário como uma de suas principais bandeiras, em decorrência da enorme capilaridade dos campi universitários, campi avançados, extensões, polos de Educação a Distância (EaD) e outras estruturas mantidas pelas afiliadas.

A Abruem é um dos segmentos mais representativos das Instituições de Ensino Superior no Brasil. A presidência da Associação é assumida por um dos reitores das universidades filiadas, eleito pelos pares para um mandato de dois anos, valendo esta norma para a eleição também do vice-presidente. A entidade conta, ainda, para o exercício de suas funções, com o Conselho Pleno, que é sua principal instância decisória; com o Conselho Deliberativo; com o Conselho Fiscal; com uma Secretaria Executiva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 12h52 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 23°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias