Quarta, 01 de Dezembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Piripiri - PI

Senado Federal Senado Federal

Aprovada na CDH exigência de padronização para escadas e esteiras rolantes

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, nesta segunda-feira (25), o projeto de lei que determina a normatização da fabricação de escadas e es...

25/10/2021 às 16h55
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O texto aprovado pela Comissão foi um substitutivo da relatora, senadora Leila Barros (Cidadania-DF)
O texto aprovado pela Comissão foi um substitutivo da relatora, senadora Leila Barros (Cidadania-DF)

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, nesta segunda-feira (25), o projeto de lei que determina a normatização da fabricação de escadas e esteiras rolantes (PLS 522/2015). O trabalho ficará a cargo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). O texto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O texto aprovado pela Comissão foi um substitutivo da relatora, senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que deixou a padronização para o Sinmetro. Originalmente, o próprio projeto estipulava as regras, a partir de regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Leila preferiu retirar o detalhamento do texto.

“Uma lei que, a pretexto de garantir a segurança dos cidadãos, passa a dispor sobre normas técnicas tende à obsolescência, ou mesmo a criar um conflito entre a lei, mais estática, e a norma técnica, mais dinâmica, sobretudo em face da constante renovação tecnológica em que vivemos”, explica a senadora no seu relatório.

Assim o Sinmetro, fica responsável pelo trabalho de padronização, que deverá abranger projeto, fabricação, sinalização, instalação, e montagem de escadas e esteiras rolantes. Os equipamentos já instalados na data da entrada em vigor da lei deverão ser adaptados no prazo de 180 dias. Se isso não for possível, será preciso atestado de profissional inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 23h54 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

Qui 33°C 24°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 33°C 23°C
Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias