Sábado, 06 de Junho de 2020
86 99943-4022
Geral Justiça

NUPEMEC e CEJUSC's testam plataforma do CNJ para realizar mediações virtualmente

Os interessados deverão enviar solicitação por intermédio do formulário disponível neste link ou em PIRIPIRI pelo whatsapp 86 98177 1001

13/04/2020 11h41
2.444
Por: Sílvio Vieira
Solicitação em Piripiri pelo whatsapp 86 98177 1001
Solicitação em Piripiri pelo whatsapp 86 98177 1001

O TJ-PI não tem medido esforços para atender às demandas dos jurisdicionados.  Na semana passada a magistrada coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Nupemec/TJ-PI), juíza Lucicleide Belo, servidores da unidade e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizaram testes na Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais. A ferramenta foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para uso durante o período de adoção do regime de plantão extraordinário pelo Poder Judiciário. A estimativa é de que todos os  CEJUSC's  utilizem  o sistema com esta finalidade, já na próxima semana. 

Com a suspensão das audiências presenciais no período de trabalho remoto, decretado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Poder Judiciário vem fazendo uso dos recursos tecnológicos para continuidade dos trabalhos, em prol dos jurisdicionados.

A juíza Lucicleide Belo conta que diante desse período de restrição de locomoção, há a necessidade de manter as práticas e atos processuais, mediante a interação de magistrados e demais atores do sistema de Justiça, especialmente nos casos em for exigida uma resposta mais rápida do Judiciário.

“Os Cejuscs têm como marca a rapidez; um dos nossos objetivos é a celeridade dentro das demandas. Eu já criei minha sala virtual na 8a. Vara Cível, unidade da qual sou juíza titular, e criei a sala virtual no Nupemec; as recomendações que estou passando são de que os demais Cejuscs também criem suas salas para realizarem as reuniões com os servidores e suas mediações digitais”, explica a magistrada.

De acordo com o coordenador de Políticas Judiciais e Cidadania do TJ-PI, Rinaldo Sousa, os testes feitos hoje foram exitosos.  Ele pontua ainda  “Na pauta das sessões deverão ser incluídas tanto as demandas pré-processuais quanto as processuais”, detalha.

PIRIPIRI

Conforme a Dra Fátima Martins, Juíza Coordenadora e Titular da 3 Vara “na Comarca de PIRIPIRI nossa equipe está contatando as partes , assim como seus advogados, para confirmarem sua participação nas audiências já deseiganadas e, assim,  confirmarem se desejam participar das sessões virtuais”. “Como é preciso ser consensual, nós fazemos o convite e para adiantar o andamento do processo. No entanto, se as partes não quiserem participar, não serão prejudicadas, mas terão que aguardar as audiências presenciais retornarem”, acrescenta.

Plataforma

A disponibilização da Plataforma Emergencial de Videoconferência de Atos Processuais decorre de Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre CNJ e Cisco Brasil Ltda, e não implica quaisquer custos ou compromissos financeiros por parte do Conselho. Sua duração é de 90 dias, prorrogáveis por igual período. A critério dos interessados, as sessões de telepresença podem ser gravadas e seu conteúdo armazenado no portal PJe Mídias, disponibilizado pelo CNJ. Os interessados deverão enviar solicitação por intermédio do formulário disponível neste link  ou em PIRIPIRI  pelo whatsapp 86 98177 1001

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI
Atualizado às 00h42 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

24° Sensação
12.2 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias