Sábado, 23 de Outubro de 2021
33°

Pancada de chuva

Piripiri - PI

Geral Maranhão

Governo contabiliza cerca de 650 mil atendimentos em seis anos na Maternidade Nossa Senhora da Penha

Além de pré-natal, parto e consultas, a Maternidade Nossa Senhora da Penha oferta serviço ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia.

24/09/2021 às 14h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Daniele Cabral Pinto, grávida de 31 semanas (Foto: Divulgação)
Daniele Cabral Pinto, grávida de 31 semanas (Foto: Divulgação)

A Maternidade Nossa Senhora da Penha comemora, neste sábado (25), seis anos de atendimento. A unidade, que integra a rede estadual de saúde, contabilizou 649.114 atendimentos, fortalecendo a assistência materno-infantil e se consolidando como referência em atendimento humanizado a gestantes e puérperas de risco habitual, com oferta de pré-natal e assistência ao parto, além de outros serviços.

“A Maternidade Nossa Senhora da Penha desempenha papel relevante quando o assunto é humanizar aquele que pode ser o momento mais marcante para uma mulher e sua família. Nestes seis anos de atendimento, é gratificante ver os avanços conquistados na unidade, que acolhe as gestantes com cuidado e amor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Em seis anos de funcionamento, o equipamento, que fica localizado no bairro do Anjo da Guarda, realizou 649.114 atendimentos entre cirurgias, consultas, internações, diagnóstico de triagem neonatal e planejamento familiar. Desse total de assistências, 229.768 foram de serviços feitos de janeiro de 2020 até a primeira quinzena de setembro deste ano. De partos feitos foram 8.907 no total, sendo 3.668 Cesárias e 5.239 Normais. 

A diretora geral da maternidade, Kellma Lucena, ressalta que a unidade visa oferecer um atendimento digno às mulheres. “Isso inclui o seu acompanhante, conforme a escolha da própria paciente. Das boas práticas, buscamos sempre oferecer o máximo de conforto possível. Para a mãe, um espaço reservado com aquilo que for de desejo dela, e para o bebê, a oferta de todos os testes neonatais e vacinas, além da certidão de nascimento, direito assegurado e cumprido pelo Governo do Estado para toda criança que nasce aqui”, destacou. 

Grávida de 31 semanas, Daniele Cabral Pinto, de 25 anos, é moradora do bairro do Anjo da Guarda e classifica o atendimento que recebe como excelente. “Eu já faço os meus pré-natais aqui de outras gerações de filhos meus. Pretendo ter o meu bebê aqui, porque é uma maternidade muito acolhedora e só tenho a agradecer pelo bom atendimento que recebo”, afirmou. 

Além de pré-natal, parto e consultas, a Maternidade Nossa Senhora da Penha oferta serviço ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia. A unidade também garante serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho). 

Pandemia

Com a pandemia, diversas medidas começaram a ser adotadas desde março de 2020, como forma de resguardar os pacientes que precisavam manter a assistência hospitalar. Para isso, a maternidade montou um fluxo e toda paciente com sintomas de síndrome gripal é prontamente transferida para a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, unidade de referência para a Covid-19, a fim de serem submetidas à avaliação específica. 

Em caso de suspeita para a Covid-19, a paciente em trabalho de parto era direcionada para um leito de isolamento, o parto era realizado e, após estabilização, era realizado encaminhamento para unidade referência onde eram feitas as avaliações, testagem e exames a fim de ser feito o devido acompanhamento necessário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI Atualizado às 18h36 - Fonte: ClimaTempo
33°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 34°

Dom 33°C 24°C
Seg 34°C 23°C
Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias