Luciano Nunes e candidatos da oposição assinam manifesto em defesa do Piauí

Na manhã dessa segunda-feira, Luciano Nunes e candidatos da oposição ao Governo do Estado participaram de um ato político em defesa do Piauí e contra a corrupção. Na ocasião, foi assinado um manifesto no qual os candidatos pedem a participação dos órgãos de controle, imprensa e população para fiscalizar, investigar e cobrar explicações do governo sobre a atual situação do Estado. Assinaram o manifesto: Luciano Nunes, Elmano Férrer, Valter Alencar, Dr. Pessoa, Fabio Sérvio e Romualdo Seno.

O conteúdo do documento traz também os números da dívida do Estado, que é de aproximadamente R$5 bilhões, além de alertar sobre a situação financeira do Piauí e do sério risco de atraso no pagamento dos servidores públicos. O ato é suprapartidário e visa o bem e o zelo do Estado acima de qualquer sigla.

Luciano Nunes se mostrou confiante em relação ao documento e apoio a iniciativa dos candidatos. “Estamos passando pelo, talvez, pior momento da nossa história. A situação do Estado é culpa, única e exclusiva, do atual governador que agiu e age de maneira irresponsável com o bem público. O salário dos servidores está correndo risco de atrasar. O 13° já está comprometido. Precisamos salvar o Piauí das mãos desse governo cujo único projeto é um projeto de manutenção de poder. A situação é tão grave que os candidatos de oposição deixaram de lado suas siglas para falar de forma única contra esse governo irresponsável e que não sai das pautas policiais”, declarou Luciano Nunes após a assinatura do decreto.

O documento será encaminhado ao Ministério Público como forma de pressionar o órgão para investigar mais à fundo as contas do Estado.

MAIS INFORMAÇÕES

Moradores do Norte do Estado reclamam de falta de infraestrutura para Luciano Nunes

O candidato do PSDB esteve esse final de semana visitando os municípios

O candidato ao Governo do Estado, Luciano Nunes, esteve em vários municípios do Norte do Estado esse final de semana e a reclamação foi uma só: falta de infraestrutura. Luciano cumpriu agenda em Pau D’Darco, Beneditinos, Alto Longá e Novo Santo Antônio.

“Temos uma placa que foi colocada há quase 10 anos que dizia que iria começar uma obra para termos, finalmente, um posto de saúde. Nunca levantaram um tijolo”, reclamou Seu Biá, morador do município de Pau D’Arco. Na cidade, Luciano foi recebido pelos vereadores Edvaldo Passos, Nenezim da Campeira, Leonardo Simeão e pelas lideranças políticas Carlos Eugênio e Antônio Cruz.

Luciano Nunes se comprometeu em levar obras estruturantes para o município como asfalto que leva até a cidade. “É inadmissível a entrada da cidade não ter asfalto de qualidade. Tudo esburacado. Dessa forma, dificulta o desenvolvimento mínimo de qualquer cidade. Esse asfalto é compromisso firmado do meu governo”, disse Luciano aos vereadores.

Em Beneditinos, Luciano participou de reunião organizada pelo ex-prefeito Aarão Lobão e lideranças. O candidato ouviu atentamente sobre a situação precária em que se encontra o município. “Nós já depositamos nossa confiança no atual governo. Hoje sabemos que ele não merece um voto de nossa cidade. A estrada do Prata que desenvolveria toda a região foi prometida e nunca saiu do papel. A estrada para ligar a Teresina do mesmo jeito. A revitalização do nosso açude que alavancaria o turismo na região não passou de promessa. Ninguém mais acredita nele”, desabafou o ex-prefeito.

O candidato do PSDB se solidarizou com as reclamações e se comprometeu a resolver os problemas da região. “O governo não fez o básico. Estrada para dar a mínima oportunidade de desenvolvimento. Mas nós faremos isso e iremos além. Vamos explorar todos os meios de desenvolvimento dessa região”, afirmou.

Na cidade de Alto Longá foi realizada caminhada pelo Centro comercial da cidade. Luciano foi recebido pelo ex-vice prefeito Antônio Gabriel, pelo vereador Dudu, pelo ex-prefeito Cesar Sindô e pelo ex-vereador Carlos Aloísio.

Para encerrar a agenda do fim de semana o candidato realizou carreata em Novo Santo Antônio. Luciano visitou antes o assentamento Salé, na entrada do município, e presenciou de perto o descaso do governo com a agricultura popular, tão essencial para o sertanejo. O candidato foi recepcionado pelo ex-prefeito Clóvis Melo, pela vice-prefeita Elisa Paz, além dos vereadores José Nilton, Enilson e Manuel Januca, e do ex-vereador Bebeto.

A carreata animada contou com a população e participação de empresários da região. “O voto em Luciano não é apenas pelo descontentamento com o atual governo. Esse voto é acima de tudo pela confiança na competência que ele demonstra em tantos anos de serviço pelo Piauí. Qualquer debate que você assista é clara a diferença. Luciano tem muito mais capacidade”, elogiou o ex-prefeito, Clóvis Melo.

“Só tenho a agradecer tanto apoio e confiança depositada em minha pessoa. Só posso retribuir de uma maneira: sendo governador e honrando cada voto que receber”, finalizou Luciano em reunião realizada após a carreata.

Luciano Nunes faz grande carreata pela Zona Sudeste da capital

A população da zona Sudeste da capital recebeu nesse sábado (15) a primeira Carreata da Verdade em Teresina, liderada pelo candidato ao Governo do Estado do Piauí pelo PSDB, Luciano Nunes. Acompanhado do prefeito Firmino Filho e dos candidatos ao Senado, Wilson Martins e Robert Rios, Luciano recebeu demonstrações de apoio dos populares, que foram às ruas conferir a grande carreata.

A carreata saiu da Vila da Guia, seguiu pelo Dirceu I, Parque Itararé, Renascença, Parque Ideal, Gurupi, Frei Damião, encerrando na Avenida Mirtes Melão, no bairro Alto da Ressurreição. A moradora do bairro Dirceu I, Dona Marisa Araújo, fez questão de declarar sua admiração pelo candidato. “Fico feliz em ver o candidato passando pelo nosso bairro. Acredito no Luciano e espero que ele tenha êxito na sua candidatura, pois o Piauí precisa de mudança”, disse a dona de casa que fez questão de ir à porta da sua casa conferir a carreata.

Para Luciano Nunes, participar de carreatas é sempre uma alegria, pois é um momento onde recebe muito carinho da população. “É uma energia muito positiva, é o momento onde sentimos o apoio forte do nosso povo à nossa caminhada. Atividades como essa me revigoram e me motivam a continuar o meu trabalho por um Piauí de verdade”, disse Luciano Nunes.

E nesse domingo o candidato cumpre agenda pelo interior do Estado. Nesta manhã Luciano estará em Pau D’Arco, Beneditinos e Alto Longá. À tarde o candidato segue com agenda de visitas nos municípios de Novo Santo Antônio e São João da Serra.

Comerciantes de Oeiras reclamam de esquecimento por parte do Governo do Estado

“Não sabemos o que é ter o governo aqui faz muito tempo. As obras não chegam à nossa região. Luciano representa a esperança pra gente”. Essa declaração foi feita pelo comerciante João dos Ramos, da cidade de Oeiras, durante caminhada realizada pelo candidato ao Governo do Estado, Luciano Nunes, na cidade.

O candidato realizou caminhada no centro comercial de Oeiras com grande adesão popular além de várias lideranças políticas. Os vereadores Expedito Martins, Letiano Vieira, Alexandre Meneses, Edivaldo Lima e o secretário de esporte Portela participaram da caminhada e declararam apoio à Luciano.

Durante o trajeto o candidato conversou com vários comerciantes da cidade e ouviu reclamações sobre o esquecimento por parte do poder público estadual. O candidato disse estar ciente dos problemas e que tem propostas e plano de desenvolvimento para o Sul do Estado. “É desafiador e também animador visitar a região Sul, principalmente, Oeiras. Sinto orgulho de ver a confiança que estão depositando em mim. Vamos colocar Oeiras no mapa do desenvolvimento novamente. Incentivar o desenvolvimento e a geração de renda e emprego”, disse Luciano Nunes.

O candidato participou também de reunião em Colônia do Piauí na residência de Zé de João do Bar, vice-prefeito da cidade. “Estamos com Luciano pois sabemos que ele é o melhor para a cidade. Não aguentamos mais esse esquecimento. Precisamos de obras de verdade na nossa cidade”, declarou o ex-prefeito.

A caravana do candidato esteve em Simplício Mendes e foi recebida para uma reunião com lideranças políticas e comunitárias. Um grande número de jovens compareceu ao evento e Luciano reservou atenção especial ao fato. “Os jovens  do nosso Estado não podem estar tão vulneráveis ao contato com as drogas. O sucateamento da educação e da segurança tem consequências diretas na disseminação desse mal que cai sobre a juventude do nosso Estado. Não pouparemos nenhum esforço pra acabar com esse problema”, afirmou.

Em Nova Santa Rita, Lucinano foi recebido na residência do ex-prefeito, Régis Aquino, e da vice-prefeita, Socorro Aquino. “Não tive dúvidas quanto a quem escolher para mudar o nosso Estado. Luciano representa o novo, a mudança, o melhor para o Piauí”, disse o vereador Gildin em apoio à Luciano Nunes. Também declarou apoio ao candidato o vereador Edilson. Compareceram ainda à reunião os ex-vereadores Delvani Onofre, Aldo Rodrigues, Filemon Rodrigues.

Neste sábado, Luciano cumpre pela manhã agenda em Itaueira e Canto do Buriti, e á tarde participa de carreata pela zona Sudeste, com concentração a partir das 15h na Ponte Anselmo Dias, na Vila da Guia.

Luciano vai legalizar motos com documentação atrasada por apenas 50 reais por ano

Uma das propostas de campanha do candidato a governador da coligação Piauí de Verdade, Luciano Nunes (PSDB), o programa Moto Legal, vai permitir que todos os proprietários de motocicletas com documentação em atraso legalizem a situação do veículo pagando apenas 50 reais por ano. Já para quem comprar uma moto nova o emplacamento terá desconto de 50 por cento do valor atualmente cobrado.

“Milhares de piauienses utilizam diariamente a moto como meio de transporte. O governo atual, em vez de ajudar, faz é atrapalhar a vidas das pessoas, realizando a apreensão de motos com documentação atrasada em todo o Piauí. Um governo de verdade tem que ser parceiro das pessoas. Por isso, decidimos criar o programa Moto Legal, para facilitar a vida dos homens e mulheres que dependem desse meio de transporte no seu dia a dia”, explica Luciano Nunes.

Além de facilitar a vida de quem tem moto com documentação em atraso e de dar desconto de metade do valor do emplacamento para quem vai comprar uma moto nova, Luciano Nunes garante também baixar o valor do combustível.

“Quem compra um litro de gasolina hoje no Piauí paga 31 por cento do valor do litro a título de ICMS. É a maior taxa cobrada entre todos os estados do Brasil. Vamos reduzir este imposto para 18 por cento. Isso vai tornar possível ao consumidor encher o tanque de seu veículo pagando um valor bem menor. É um compromisso nosso baixar o valor do ICMS sobre o combustível”, assegura o candidato do PSDB.

Luciano afirma que seu primeiro ato de governo será reforma administrativa

O candidato ao Governo do Piauí pelo PSDB, Luciano Nunes, afirmou que sua primeira ação, caso eleito, será promover uma reforma administrativa no Estado. De acordo com Luciano, se faz necessário diminuir o tamanho da máquina pública, que se agigantou na atual gestão, totalizando 69 secretarias e coordenadorias.

“O que percebemos é que existe um verdadeiro descontrole, onde o Estado com recursos limitados banca 69 secretarias. Isso causa desperdício, corrupção, desvios, e temos que combater esse desmantelo. Vamos fazer uma gestão eficiente, com planejamento, com metas pré-estabelecidas e com cobrança de resultados, fazer uma gestão de verdade para melhorar a vida das pessoas e gerar oportunidades para os piauienses, sobretudo, para a juventude que está sedenta por emprego”, afirma Luciano.

O candidato destaca também que na sua gestão o controle social será exercido com muita firmeza.  “O atual governo apodreceu e está dentro de um emaranhado de desvios de recursos e de corrupção, prova disso são essas operações que a cada dia são deflagradas no Piauí. Temos que combater isso de forma firme, fortalecendo a controladoria interna, dando a infraestrutura e apoiando o Ministério Público e o Tribunal de Contas, levando transparência para a gestão para que o controle social seja exercido com muita força. A que ponto chegamos, onde até defunto assinou ata de licitação no Estado. Total descontrole da gestão. Vamos racionalizar a gestão, diminuir o tamanho da máquina pública, concentrar as ações, diminuir o número de secretarias. Investiremos em controle para melhorar a eficiência do serviço prestado”, enfatiza.

No tocante ao desenvolvimento econômico do Piauí, Luciano Nunes destaca que reduzirá a carga tributária no Estado. “Esse governo foi o governo que mais aumentou impostos na história do Piauí. E nós vamos diminuir os impostos para estimular o setor produtivo, apoiar quem quer produzir, dar incentivo e levar obras de infraestrutura que são necessárias para alavancar o desenvolvimento do nosso Estado.  A Transcerrados, por exemplo, que o governo desviou R$100 milhões destinados para a obra para fatiar com seus aliados políticos, nós iremos concluir”, lembrou.

A juventude também terá uma atenção especial na gestão de Luciano Nunes, caso eleito. “Nossa política para a juventude é justamente a inserção do jovem no mercado de trabalho. Primeiro nas escolas, com educação de qualidade e integrada com cultura, lazer, esporte, não só educando, mas formando e preparando nossa juventude para o futuro, para o mercado de trabalho. Temos que estimular também a cultura do empreendedorismo para que os nossos jovens se preparem para ter seu próprio negócio, para empreender e que possam gerar seu próprio sustento”, destacou.

Outra área importante destacada pelo candidato é a segurança hídrica, que segundo Luciano, foi uma promessa de campanha do Wellington Dias em 2002 e até hoje as pessoas passam sede no semiárido.

“Em São Raimundo Nonato pude sentir o clamor da população, em São Braz, São Lourenço, Jurema, Caracol as pessoas ainda sendo abastecidas por carro pipa. Temos que fazer acontecer as obras das adutoras, tem dinheiro e o governo não consegue executar essas obras, temos que fazer as barragens e levar através das adutoras água para essas cidades, para as pessoas poderem pelo menos beber, esse é o meu compromisso, levar água para todos os cantos do Piauí. Esse Governo não tem rumo, não tem prumo, não tem comando, quem dirá planejamento. Questão prometida em 2002 e até hoje não se resolveu o problema da segurança hídrica do Piauí.  O governador não teve a sensibilidade ou a competência de fazer acontecer as obras importantes para garantir a segurança hídrica do semiárido do Piauí”, explicou.

Luciano fortalece campanha e garante apoio no Sul do Piauí

O candidato esteve em Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Antônio Almeida

O candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Luciano Nunes, garantiu uma série de apoios pelo Sul do Estado. Nesta quinta, Luciano esteve em Baixa Grande do Ribeiro, onde os vereadores Lauren Oliveira, Hilton Rocha, Antônio China e Raimundo Batista, além do ex-prefeito, Félix Mota, declararam apoio à sua candidatura.

“Queremos que o Luciano coloque o Sul do Piauí de novo no mapa. O governo atual nos tirou. Dizem que aqui é a região do desenvolvimento, mas está mais para a região do esquecimento pelo poder público estadual”, disse o vereador Antônio China.

Ainda no Sul, Luciano seguiu para o município de Ribeiro Gonçalves onde foi recepcionado por várias lideranças políticas e comunitárias. Entre elas o vice-prefeito João Nilo, o ex-prefeito João Holanda e os vereadores Pedro Andrade, João Neto Holanda, Jardel Paz, Leonardo Estrela, além dos ex-vereadores Aldelice Andrade e Amaral Estrela. “Só tenho a agradecer todo esse carinho e apoio que tenho recebido pelo nosso Estado. E esse apoio nos motiva a continuar e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, agradeceu o candidato.

A comitiva de Luciano Nunes esteve ainda no município de Antônio Almeida. Na cidade, o candidato conta com o apoio do prefeito João Batista e dos vereadores Jociler Araújo, Fábio Martins, José dos Reis, Joselice Pereira, Geu Feitosa e Maciel Vieira. A grande adesão e apoio também se estendeu à população, que compareceu em peso à reunião. “Estamos com Luciano pelo político competente que é. Honesto e trabalhador. Temos a certeza de que com ele receberemos recursos para a região”, declarou o prefeito João Batista.

O descontentamento com o atual modelo de gestão do Piauí foi um dos pontos presentes nas falas dos vereadores e lideranças comunitárias. “Esse sentimento de abandono é constante e temos visto em todo o Piauí. Mas isso vai mudar no nosso governo. Vamos fazer um governo responsável e voltado para o povo”, finalizou Luciano. Ainda na noite de quinta o candidato se reuniu com empresários de Uruçuí e região. Na ocasião, ouviu reclamações sobre a falta de incentivo ao empreendedorismo. O candidato se comprometeu em incentivar os negócios da região e diminuir a alta carga de impostos.

Nesta sexta-feira Luciano Nunes cumpre agenda em Oeiras, Colônia do Piauí, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Nova Santa Rita e Pedro Laurentino.

Deixe uma resposta