Instituto de Previdência agora totalmente informatizado e conveniado com cartório

Nesta semana o Instituto de Previdência Municipal de Piripiri deu mais um avanço para melhor atender os servidores e familiares. Agora, o instituto passa a ser conveniado com o cartório de óbitos, diminuindo a burocracia e aumentando o acesso a informação entre os órgãos.

Antes, quando um servidor municipal falecia, muitas vezes o IPMPI só tinha conhecimento praticamente no ano seguinte, quando havia o recadastramento dos servidores, por conta de a família não comunicar o óbito e, por falta de conhecimento, agir criminalmente recebendo os pagamentos do servidor de maneira ilegal. A prática, além de gerar processo criminal, ainda implicava na devolução da quantia recebida. Agora, quando há o óbito, imediatamente o instituto é informado e a família passa a receber os direitos do servidor de maneira legal, uma proteção para os funcionários efetivos da prefeitura e seus familiares.

Em 2017 o IPMPI foi encontrado pela atual gestão de maneira precária. Para se ter uma ideia, dos quatro computadores que haviam, somente um funcionava, sendo que até mesmo o HD de um dos computadores, com dados dos servidores, fora retirado. As informações espalhadas em pastas, sem nenhuma catalogação, em meio as baratas do antigo local. A realidade hoje é bastante diferente, onde todo o processo é informatizado e em breve até mesmo cadastro biométrico e facial dos servidores haverá no instituto.

Deixe uma resposta