Deputado Federal Átila Lira é o relator de projeto que cria várias universidades no Brasil

O Plenário da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (20) a aprovação final do projeto de lei que trata da criação de várias universidades no Brasil, dentre elas a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A medida está prevista em substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei n° 5.272-D, de 2016 e irá agora à sanção.

O deputado federal Átila Lira foi relator do projeto na Comissão de Educação e comenta que o projeto visa colocar Parnaíba em destaque como cidade universitária, além de beneficiar o nordeste do Maranhão e o noroeste do Ceará.

As propostas prevêem o desmembramento de unidades de universidades federais já existentes. A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) incorpora a estrutura do campus universitário da Universidade Federal do Piauí (Parnaíba). O objetivo é interiorizar o ensino superior e democratizar o acesso à universidade pública.

“Com participação do Ex- Senador Mão Santa, Deputado Júlio César, Deputado Paes Landin e toda a Bancada do Piauí, esse projeto vai contribuir para a região Norte do Estado, formando uma juventude que precisa do Ensino superior. O Projeto foi encaminhado para o congresso por iniciativa da Presidente Dilma Rousseff a quem reconhecemos o mérito”,  explica o deputado

“A Universidade Federal do Delta do Parnaíba já foi implantada com estrutura bem desenvolvida e diversidade de cursos, contando inclusive com o curso de Medicina. Sua autonomia vai significar ampliação de oportunidade de estudos para toda região Norte do Estado. Fico feliz em fazer parte da idealização desse projeto, pois essa conquista beneficia o desenvolvimento da região e atende toda a juventude que precisava de uma instituição como essa”, completa Átila Lira.

Deixe uma resposta