Coligação Piauí de Verdade investiga números da Pesquisa Ibope

A equipe jurídica da Coligação Piauí de Verdade (PSDB, PSB e DEM) solicitou o caderno da pesquisa Ibope divulgada no último dia 21 de agosto para fazer uma avaliação dos números e da metodologia aplicada.

Segundo Carlos Yuri, advogado da equipe jurídica da Coligação Piauí de Verdade, se for feita uma comparação das pesquisas divulgadas ao longo da semana por outros institutos de pesquisa, os resultados ficaram bastante destoantes daquilo que vem sendo observado.

“Após ter acesso ao caderno completo da pesquisa, com os números integrais, respostas, a coligação vai avaliar a questão da divulgação e da própria realização da pesquisa, pois encontramos algumas inconsistências na divulgação”, informou. A pesquisa foi encomendada pela TV Clube. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Justiça manda retirar do ar propaganda da chapa governista

A justiça Eleitoral deu prazo de 24 horas para que a coligação encabeçada pelo governador Wellington Dias retire de suas contas nas redes sociais Instagram e Facebook, meme em que retrata o resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto DataAz. O pedido foi formulado pela coligação “Piauí de Verdade”.

A reclamação é de propaganda irregular porque, da maneira foi feita, ela ofende a diversos itens da legislação eleitoral, como não apresentar o nome da candidata a vice-governadora da chapa na peça, por exemplo.

Deixe uma resposta